A Casa

Localizada no bairro Monte Alegre, um ponto tradicional na cidade de Piracicaba, a Casa do Marquês foi inaugurada em 1927, atuando inicialmente como Grupo Escolar que atendia aos filhos das famílias que trabalhavam na Usina Monte Alegre. Suas atividades como escola ficaram em execução até o início da década de 90.

Em 21 de janeiro de 2002, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), tornando-se patrimônio histórico-cultural da cidade de Piracicaba.

Nos anos de 2003 e 2004, o prédio passou por um processo de restauro arquitetônico, recuperando a conservação e a revelação dos valores estéticos e históricos.

Atualmente a Casa do Marquês pertence a um casal. O processo de aquisição da Casa do Marquês se deu por meio de um antigo desejo dos sócios de disseminar a cultura na cidade de Piracicaba. Este projeto é um resgate de uma atividade da Casa da Floresta onde eram executadas várias ações “filantrópicas” para comunidades de municípios vizinhos.

Por ser um prédio histórico, entende-se que há uma necessidade de valorizar e possibilitar a visita do público neste espaço, por isso, o principal objetivo dos proprietários é tornar o espaço uma referência cultural. Estima-se no futuro oferecer cursos de história da arte, oficinas culturais, workshops de artesanato, exposições, apresentações de teatro e música, entre outras atividades.

Visão

Ser uma referencia para o município de Piracicaba e região como um espaço de encontros sociais e corporativos e de vivência da arte, da cultura e da troca de saberes.

Valores ou ainda Carta de Princípios

Casa do Marquês Eventos Ltda   Av Comendador Pedro Morganti 4970 | Monte Alegre Piracicaba SP